Por Helena
No mês passado fomos - mais uma vez - visitar a Expoflora, evento anual que ocorre entre os meses de agosto e setembro, em Holambra, no interior de São Paulo
Holambra é uma Estância Turística localizada a 140 km da capital do Estado de São Paulo, e sua origem foi a partir do processo de imigração holandesa ocorrido logo após o término da II Guerra Mundial.
O pórtico da cidade |
Chegamos a ouvir numa rodinha de pessoas que lá dentro havia duas vezes a população de Holambra - a cidade tem um pouco mais de 11 mil habitantes.
E não é para menos, afinal, a Expoflora é a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina.
É um passeio super light e agradável, e você pode levar suas mães, avós... Elas certamente irão adorar! Além dos mais variados tipos de flores - que você pode levar pra casa - e os ambientes te inspiram com ideias pra adaptar e fazer na sua casa, além também de experimentar comidinhas diferentes.
O parque de exposições possui uma excelente infraestrutura, e mesmo com a
lotação, eles conseguem dar conta e atender muito bem.
Em várias partes do parque você encontra ambientes decorados com flores e ideias pra se inspirar...
Há também uma exposição de arranjos florais em uma grande área climatizada e até escura. Não conseguimos tirar boas fotos, mas conseguimos fazer fotos macro de algumas flores.
Orquídea phalaenopsis blue mistic |
Outra flor tingida que nos surpreendeu foram as rosas colombianas. Encontramos um arco-íris em suas pétalas! Tecnicamente falando é bonito, mas um tanto artificial...
Rosa colombiana tingida |
Polêmicas à parte, ver esse tipo de "novidade" é até interessante, mas soa um tanto estranho e até ousado transformar algo que já é naturalmente belo.
Chão forrado de Cantharantus roseus, mais conhecida como Maria sem vergonha |
Após algumas andanças, fomos procurar um lugar almoçar. Encontramos o Casa Bela, restaurante de culinária holandesa. Havia uma espera que pensamos que levaria mais de 1 hora, mas nos surpreendemos quando em 20 minutos já estávamos fazendo nossos pedidos.
Pra começar, pedimos Kroketten (porção de bolinhos com molho de mostarda). Nada assim tão surpreendentes, mas foi suficiente para aliviar a nossa fome.
Vai um kroketten? |
Pedimos dois pratos diferentes - cada um serve 2 pessoas . O meu e o do Edu foi o Stamppot Festival. Salsichão típico com 4 tipos de stamppot (purê): batata com rúcula, tomate e amêndoas; batata com cenoura; batata com chicória e gorgonzola; batata com alho poró e pesto. Simplesmente divino!
Stamppot Festival |
StampotWorte SpareRibs met Appelmoes |
Tamancos holandeses |
Moinho |
Estávamos procurando por um café, quando paramos em frente ao Zoet en Zout e vimos ali tinha um doce muito diferente, o Rozen Gebak (doce de rosas). Não titubeamos e entramos.
Rozen Gebak (doce de rosas) |
Pedi o tal doce de rosas e cheguei a conclusão de que não é tão gostoso quanto parece. O doce é feito com base de pão de ló, com uma mini carolina recheada com ganache de chocolate branco e bavaroise ao aroma de rosas.
Há outros docinhos como os tradicionais Appeltaart (torta de maçã), Abrikola´s (doce de damasco) e várias bolachinhas diferentes (Speculaas, Amandel Kransjes, Krakelingen e Molentenjes).
Ainda havia mais atrações para acontecer quando decidimos terminar nosso passeio, pois nossas mães estavam cansadas. Começava a Parada das Flores (ainda teria a Chuva de Pétalas no fim do evento), quando fomos até o Shopping das Flores.
As meninas se preparando para apresentar danças típicas holandesas |
Denbrobium Nobile |
Não levamos nada, mas ao menos consegui fazer macros bem interessantes e capturar detalhes incríveis de algumas orquídeas.
Cymbidium |
Phalaenopsis Blue Mistic |
0 comentários:
Postar um comentário