sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
domingo, 17 de outubro de 2010
Padarias em São Paulo/SP: Seleção do Basílico
Publicado em 13/11/2010, no Basilico.com.br uma seleção de algumas padarias para se deliciar com o que há de mais gostoso: o pão.
No entanto, sentimos falta de alguma padarias que costumamos frequentar como a Euroville nas Perdizes, a Casa de Pães Villa Real na Lapa, da La Plaza na Av. Sumaré, e da Dona Deôla no bairro da Pompéia.
Eis a matéria:
Publicado em 13/10/2010 23:39:10
http://basilico.uol.com.br///interna.php?id=1872
Um dos alimentos mais antigos do mundo, o pão possui uma receita básica, a partir de água, farinha de trigo e fermento, mas é tão mutável e versátil, que assume uma infinidade de formas e sabores.
Segundo historiadores, o alimento surgiu há cerca de seis mil anos na região da Mesopotâmia, onde atualmente está situado o Iraque.
A origem de seu principal segredo, a fermentação, remonta à própria história do processo descoberto no Egito, também há aproximadamente seis mil anos.
Depois dessa descoberta, a receita foi se modificando e recebendo diferentes ingredientes complementares, como especiarias, frutas e açúcar. Em cada região do mundo, o pão tem uma forma e um sabor peculiar, marcante.
Tão presente no cotidiano de bilhares de pessoas, o pão ganhou um dia mundial em sua homenagem, o dia 16 de outubro. E para celebrar, fizemos uma seleção com algumas padarias de São Paulo que servem com esmero o pão quentinho de todos os dias.
Aracaju
R. Maranhão, 760, Higienópolis
Tel.: (11)3666-8857
Bakery Itiriki
R. dos Estudantes, 24, Liberdade
Tel.: (11) 3277-4939
Basilicata
R. 13 de Maio, 614, Bela Vista
Tel.: (11) (11) 289-3111
Dengosa Pães e Doces
R. Melo Alves, 281, Cerqueira César
Tel.: (11) 3061-2919
Empório Moema
Av. Macuco com R. Canário, Moema
Tel.: (11) 2101-4000
Letícia
R. Cerro Corá, 1865, Alto da Lapa
Tel.: (11) 3022-6633
Pain de France
R. Cônego Eugênio Leite, 1156, Pinheiros
Tel.: (11) 3812-2649
PAO
R. Bela Cintra, 1618, Jardins
Tel.: (11) 3384-6900
Santa Marcelina
R. Barão do Triunfo, 1349, Campo Belo
Tel.: (11) 5533-5368
St. Etienne
R. Harmonia, 699, Vila Madalena
Tel.: (11) 3819-2578
sábado, 16 de outubro de 2010
Cacilda Restaurante
O Cacilda Restaurante, localizado no bairro da Lapa, na capita paulista, é um lugar que se você não quiser esperar tem que chegar cedo! Num sábado, se você chegar por volta das 13:30/14:00 certamente terá que esperar no mínimo 40 minutos.
Brusqueta |
Pratos principais.
A escolha do Edu: Steak au Poivre: Filet mignon ao molho madeira com pimenta verde, gnocchi de mandioca frito e arroz.
Steak au Poivre |
Medalhão Café Paris |
O Cacilda Restaurante fica na
Rua Tito, 237 - Lapa
São Paulo/SP
Tel.: 11 3679-2044
http://www.cacildabarerestaurante.com.br/
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
São Paulo Restaurant Week 2010
São Paulo sedia mais uma edição do Evento SPRW com início em 30 de Agosto até 12 de Setembro.
O Restaurant Week retorna à São Paulo com menus atrativos para mais uma maratona gastronômica em 210 restaurantes localizados em todas as regiões da cidade.
A receita é simples: entrada, prato principal e sobremesa a um preço fixo, igual em todas as casas participantes: almoço por R$ 29,00 + 1,00 e jantar por R$ 39,00 + 1,00. Este um real acrescentado à conta será destinado a uma importante entidade beneficente, como ocorre em todas as cidades. Em São Paulo, a entidade beneficiada será a fundação Ação Criança.
Veja a lista completa dos restaurantes participantes
Fonte: http://www.restaurantweek.com.br/
sábado, 14 de agosto de 2010
São Bernardo Restaurant Week
Sempre achei que a proximidade com São Paulo limita o surgimento de estabelecimentos mais sofisticados, afinal, esses estabelecimentos são criados para uma minoria que pode preferir se deslocar para a capital.
Apesar disso, há alguns restaurantes que aprecio muito em São Bernardo e outros que ainda preciso conhecer. Entre os que aprecio estão o Restaurante Madalena, já comentado nesse blog e o La Cantina, que pretendemos comentar em breve.
Essa semana terminou o São Bernardo Restaurant Week, evento similar ao que ocorre em São Paulo e outras cidades pelo mundo. Os restaurantes participantes oferecem almoço a 27,50 e jantar a 39,00. A refeição inclui entrada, prato principal e sobremesa. Esse preço, que para os restaurantes participantes em São Paulo é uma pechincha, para os de São Bernardo parece significar um sobrepreço ao cardápio normal...
Mesmo com poucos restaurantes, é muito bem vinda a participação de São Bernardo, e esperamos que sirva de incentivo a tantas outras cidades fazerem parte desse evento que só tem a agregar no desenvolvimento da gastronomia em nossas cidades. Aproveitamos o único dia que dispunhamos para conhecer o Praiano Rei do Abadejo.
Antes de pedirmos o prato da promoção, demos uma olhada no cardápio. A proposta do restaurante são pratos grandes para família, a variedade de combinações de pratos de peixes é enorme, com preços bem interessantes. Logo notamos que o prato da promoção não tinha similar, já que não há pratos individuais no cardápio, mesmo assim foi ele que pedimos.
Quando pedimos, a garçonete foi logo nos prevenindo que aquele prato era individual (em outras palavras, era mais caro e não era de tamanho família como os demais). Mas era isso o que queríamos experimentar! O prato participante do restaurante é:
Entrada: casquinha de camarão
Prato principal: Abadejo com amendoas e risoto com frutos do mar
Sobremesa: Mousse de café
com sorvete de creme
O prato estava delicioso, combinação perfeita! Era individual, porém, em tamanho que satisfaria o maior dos comensais.
Olhamos ao redor e não vimos o prato da promoção em outras mesas. O que vimos mesmo foram os pratos tamanho família.
Ficamos tentados a voltar (e levar outras bocas) para provar outros pratos. Pena que o Abadejo com Amêndoas vai ficar só na saudade!
Praiano Rei do Abadejo.
Estrada Caminho do Mar, km 32 - Riacho Grande
São Bernardo do Campo/SP
Tel: 11 4354-9413
http://www.restaurantepraiano.com.br/
sábado, 7 de agosto de 2010
Juruaia e Guaxupé/MG
Paróquia de São Sebastião |
Fomos à Juruaia, cidade no Sul de Minas Gerais para visitar parentes da Helena que ela não via desde criança.
Encontramos uma cidade de 9 mil habitantes, onde o modo de vida das pessoas se parece mais com as histórias que nossos pais e avôs contam.
O que fica claro é que as pessoas são mais felizes com menos. E não é difícil perceber o porquê: maior convívio familiar, maior contato com a natureza, alimentos naturais e mais saudáveis, nada de stress no trânsito!
Se você acha que consegue se desapegar do que a cidade grande proporciona para se livrar do que ela toma da sua vida, esta aí uma ótima dica para mudar de vida!
Secagem do café |
Aqui têm tilápias |
Guaxupé/MG
Guaxupé foi uma parada estratégica para hospedagem, pois não encontramos hotel ou pousada e Juruaia.Localizada a apenas 20 kilômetros de Juruaia, Guaxupé é conhecida como região cafeeira, sendo uma das mais importantes. A cidade conta com uma cooperativa, que exporta cafés para diversas partes do mundo.
Paróquia Nossa Senhora das Dores |
A lateral da paróquia |
sábado, 17 de julho de 2010
Porto Alegre | Caxias do Sul | Gramado e Canela
Até nos darmos conta de que lá também seria feriado importante no país - 9 de julho é a data em que eles comemoram o aniversário da vitória da Argentina sobre a Espanha na conquista de sua independência - passear numa data de feriado tão importante no país não nos pareceu tão atrativo: comércio fechado, festas cívicas para todo o lado, comprometeriam o pouco tempo de passeio que teríamos.
Também nos demos conta de outro evento potencial não menos importante: Na altura da reserva das passagens, a situação da Copa do Mundo não estava ainda definida. Não nos interessava estar na Argentina no dia da final da Copa caso estivesse na final! Pior ainda se fosse contra o Brasil! Felizmente dessa vez a Espanha triunfou sobre a Argentina... Viva a Espanha! - brincadeirinha.
O destino escolhido não deixou de ter relação com a data do feriado: bem no dia em que os paulistas comemoram a fracassada Revolução Constitucionalista de 1932, fomos ao estado que foi um dos mais responsáveis pelo massacre aos rebeldes paulistas, o Rio Grande do Sul.
Esse destino já é antigo conhecido nosso, mas resolvemos voltar a curtir um pouco o clima e a gastronomia da região serrana gaúcha.
Fizemos uma pequena escala técnica em Porto Alegre, e nos hospedamos no Ibis. Dispensamos o café da manhã do hotel para experimentar um café argentino - engraçado para nós, que inicialmente pensamos na Argentina.
O café Media Luna, no charmoso bairro de Moinhos de Ventos, serve um combo de café da manhã que é composto por duas media lunas com presunto e queijo, duas media lunas puras, um pão caseiro, doce de leite pastoso, manteiga, um copo de suco de laranja natural e uma xícara de café.
Ambiente muito agradável, comida deliciosa!
Media Luna
Rua Dr. Timóteo 890 - Moinhos de Vento - Porto Alegre/RS
Tel. (51) 3264-0942
Após o café fomos explorar a cidade. Fomos conhecer o Mercado Público de Porto Alegre.
Inaugurado em 1869, o Mercado Público foi inaugurado para abrigar o comércio de abastecimento da cidade, e é Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre,
Saímos de Porto Alegre à tarde, e à noite estávamos em Gramado. Nos hospedamos em Canela, na Hospedaria Provençal, uma pousada afastada da cidade, muito aconchegante e com instalações ótimas.
Depois de nos instalarmos na pousada, fomos comer fondue no restaurante Vue de La Vallée
Nos serviram uma entrada com frios e torradas com manteiga |
Fondue de carne. Vários molhinhos... |
O sabor do queijo estava gostoso, mas diferente do convencional. Essa fondue foi feito com queijo tipo prato uruguaio.
Fondue de queijo |
Os garçons foram extremamente atenciosos e simpáticos, e vinham à toda hora nos perguntar se estava tudo bem.
Caxias do Sul
No dia seguinte, fomos à Caixas do Sul para conhecer e almoçar na Vinícola Lacave. Localizada às margens da Rodovia BR, 116, a construção foi inspirada na planta original de um castelo espanhol do século XI, e teve sua construção iniciada em 1968, e durou 10 anos. Foi então um sonho realizado sonho do uruguaio Juan Carrau.
Nada que se compare aos autênticos castelos do Loire francês, mas se tratando de Brasil, o lugar é encantador!
Após o banquete, há ainda a visita guiada pelo castelo. Além do espaço para festas (estavam montando o salão para um casamento), há a vinícola, com degustação e tudo.
Armadura |
Adega |
Na saída, ainda tem a lojinha para comprar vinhos, espumantes, licores... etc.
Vitral da lojinha |
O dia para um parque estava muito favorável. Dessa vez, visitamos apenas a Cascata do Caracol.
Além da cascata, o parque oferece muitas atrações como: trilhas, passeio de trem que te leva até a Vila dos Imigrantes. Durante o passeio você fica sabendo um pouco da história dos imigrantes alemães e italianos.
Se tiver disposição, você pode descer a escadaria de 927 degraus até a ver a cascara de baixo para cima. Descer e até fácil, mas e depois subir?
Após a rápida passada no parque, fomos almoçar no centrinho da cidade. Paramos Empório Canela .
Cardápio muito criativo. Impresso em formato de jornal |
Filé ao molho de vinho e batata rosti |
Mignon ao funghi com risoto de champignon |
O Empório Canela |
Catedral de Pedra |
Agora sim! |
A cozinha é aberta a visitação. Eis o registro.
O interior da cozinha e o fogão das delícias! |
Além do apfelstrudel, tem waffle, alguns lanchinhos e bebidas diversas.
Apfelstrudel com sorvete de creme e chá de maçã |
Relógios à venda |
A vida começa em qualquer tempo... |
Gramado
Perto do início da noite, fomos até Gramado para tomar um café e passear pela cidade. Não demorou muito para nos deparamos com uma neblina muito intensa, que mal dava para enxergar a distância.Av. Borges de Medeiros |
O Palácio dos Festivais encoberto pela neblina |
Igreja Matriz São Pedro |
No dia seguinte, após o café da manhã, fizemos o check-out, e... assim foi nossas pequenas férias pela Serra Gaúcha.