Powered By Blogger

sábado, 22 de agosto de 2009

Porta do Sol, o restaurante do Paquito - Santos/SP

Porta do Sol ou "restaurante do Paquito" ou simplesmente "Paquito".


Algo incrível, completamente diferente. Um restaurante maravilhoso disfarçado de boteco...

Apesar de caiçara, há 20 anos que não moro na cidade e tento desvendar o que há de bom na culinária santista. Algumas coisas boas, mas muito menos do que a cidade merece.

O Edu descobriu o Paquito na Veja Praia, lendo sobre os restaurante mais cotados da cidade. Foi lá que encontrou um interessante na Av. São Francisco, esquina com a Av. Senador Feijó. especializados em pescados. "Oras, mas nesse lugar não pode haver nada bom! Afinal, o centro está tão decadente e abandonado!"
Quando passei pra ver, bom, realmente... apenas um boteco, um simples boteco! Infelizmente, as oportunidades de conferir foram poucas, o que dificultou num primeiro momento, e também, o restaurante não abre para o jantar e nem aos domingos.

Decidido a fazer mais pesquisas a respeito... Um "google" e foi encontrado o Paquito no Blog Blogasso do Marcão (está na lista dos blogs que seguimos). Não podia ter encontrado referência melhor: o cara é fanático pelo Paquito! Agora eu tinha que conferir.

Eu fui!... Fui de novo!... Mais uma vez!... Depois fomos (arrastei a Helena comigo), Outra!... Virei freguês! Viramos fregueses!

Não dá pra entender: o lugar é abaixo do normal, o prédio mal cuidado, que parece não passar por reforma há uns 30 anos! Ninguém passando pela rua pensaria em entrar ali. É um boteco velho de esquina, com uma portinha discreta, atrás de uma geladeira. A surpresa, é que finalmente atrás dessa portinha, esconde o pequeno-grande restaurante com poucas mesas, (devem caber no máximo umas 40 pessoas) cortininhas de pano na metade das janelas (para manter a privacidade), nas paredes, quadros, ilustrações, brasões de times de futebol... Em um armário perto da entrada, caixinhas vazias (acho... rs) de Viagra, Ciallis (deve ser gozação, claro!). Em suma: o ambiente é aconchegante, gostoso de estar.

Lugar bem frequentado, filas e mais filas de espera no bar, que funciona como sala de espera. A propaganda do lugar é basicamente no boca-a-boca. Enquanto se espera por um mesa, dá-lhe uma deliciosa sangria preparada ali mesmo.

Depois de uma generosa espera, nos deparamos com um verdadeiro séquito de funcionários: Hostess: Paquito; Maitre: Paquito; Garçom: Paquito e Caixa: Paquito!! Ele nos entrega um cardápio escrito à mão (que varia a cada dia), em um pedaço de folha de caderno, com diversos pratos com peixes, frutos do mar, paella e algumas carnes. Na dúvida, ele explica, e se deixar, escolhe até o que você vai comer!

Patêde atum, aliche e manjericão
De entrada, são servidas torradas com deliciosos patês: azeitonas, berinjelas e pesto de manjericão.
Os pratos, não precisamos nem dizer, são um deleite! Frutos do mar como devem ser: frescos, saborosos, bem temperados!

Um prato serve duas ou até três pessoas. Dessa vez, escolhemos a Meca Tailandesa com arroz à grega e fritas (não é de batata congelada!).


Como "sobremesa-padrão", nos deliciamos com bananas cozinhas com calda de maracujá.


O Porta do Sol ou Paquito fica na 
Av. São Francisco, 218 - Centro
Santos/SP
Tel.: 13 3233-3406


P.S.:
- O Paquito não aceita cartões.
- Se não quiser esperar, chegue cedo!
- Moral da história: não se guie pelas aparências, elas nos enganam!

10 comentários:

  1. Podem acreditar. É tudo verdade. Estive no Paquito hoje, 14/12/09 e continua muito bom.

    Luiz

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Luiz. O Paquito é sem dúvida um dos melhores restaurante da Baixada. E para quem não conhece, é definitivamente uma surpresa!
    Abraços,
    Eduardo e Helena

    ResponderExcluir
  3. SOMOS UM GRUPO DE MOTOCICLISTAS DE CAMPINAS E VAMOS ATE ATE SANTOS EXCLUSIVAMENTE PARA ALMOÇAR NO PAQUITO,E OTIMO (QUALIDADE,PREÇO E ATENDIMENTO)

    FRED/MOTOSSAUROS/CAMPINAS-SP

    ResponderExcluir
  4. É o melhor restaurante Santos, com certeza, o mais gostoso é a espera regada a sangria. Adoro!!!

    ResponderExcluir
  5. Ah! a sangria é realmente um dos diferenciais. Também adoramos!

    ResponderExcluir
  6. Eu fui comer na Cantina Bella Italia no canal 5 perto da praia , ottima Cantina , pratos deliciosos e pizza maravilhiosa www.stromboli-bellaitalia.jimdo.com

    ResponderExcluir
  7. Bom para rebentar esse tal de paquito!!! O cara é fera!!! Podem vir que é federal !!

    By Tiago de Santos

    ResponderExcluir
  8. O Paquito está de casa nova. São Francisco 210. A comida continua maravilhosa como sempre mas o ambiente perdeu o ar de boteco!

    ResponderExcluir
  9. Daniel,
    Já estivemos na casa nova e sem dúvida que a comida continua maravilhosa! Mas e a porta de entrada atrás daquela geladeira velha? E os atendentes do balcão de chinelo velho? E o Paquito sozinho e as vezes "nadando", atendendo e finalizando os pratos?
    Vai ficar na saudade! rs
    Abs,
    Eduardo e Helena

    ResponderExcluir
  10. Realmente, fui e gostei, ótimo e preço justissimo.

    Cézar A. P. de Deus
    www.contabilrca.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...