Powered By Blogger

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Estação da Luz | São Paulo/SP

A Estação da Luz é um marco da arquitetura na cidade de São Paulo. A estação foi aberta ao público pela primeira vez em 1901. Sua parte estrutural é composta por materiais trazidos da Inglaterra e sua arquitetura copiam o Big Ben e a Abadia de Westminster, ícones de Londres,


A estação teve grande importância para a cidade, pois era lá o desembarque quando se vinha à capital. O café foi um grande motivador para a criação da malha ferroviária não só na cidade de São Paulo, mas em todo o estado.


Administrada pela São Paulo Railway Company, a empresa pretendia expandir a ferrovia para transportar o café da região de Jundiaí até o Porto de Santos. A era ferroviária durou até o fim da Segunda Guerra Mundial, quando passou a ser substituída por caminhões, aviões e carros. Isso gerou a decadência desse tipo de transporte, culminando na desativação de vários ramais e estações. Os ambientes que restaram, passaram a ser frequentados por mendigos e prostitutas até o seu fechamento.


Em 1996, a prédio foi revitalizado e tombado pelo Patrimônio Histórico. Hoje, a estação abriga os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que transporta milhões de passageiros para toda a grande São Paulo, como também, abriga o Museu da Língua Portuguesa, inaugurado em 2006.


Todo o entorno da estação está passando por grandes transformações através do Projeto Nova Luz, que promete revitalizar e trazer de volta o que um dia trouxe tanto orgulho para essa cidade.


Fonte: Sampa Art

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...